Professor Luciano Almeida Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PROPOSTA CURRICULAR_LINGUA PORTUGUESA

Ir para baixo

PROPOSTA CURRICULAR_LINGUA PORTUGUESA Empty PROPOSTA CURRICULAR_LINGUA PORTUGUESA

Mensagem  Elzilene Araújo Fialho Qui Out 23, 2008 2:37 am

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA GRUPO 1

PROPOSTA INERENTE A REALIDADE DA LINGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO



Segundo o (PCN-2006), a linguagem é a capacidade humana de articular significados coletivos que são compartilhados e que variam de acordo com a necessidade e experiências de vida em sociedade.
O homem conhece o mundo por meio da linguagem e de símbolos. Nesta perspectiva trabalha-se em primeiro lugar: A construção do conhecimento lingüístico, musical, corporal, gestual, imagens, espaço e formas; Estes conhecimentos permitem acesso a outras informações e melhores possibilidades de interpretar o mundo.
O ensino dessa disciplina dever ser aplicado de modo a levar os alunos a se encantar, aprimorar, valorizar e aproveitar os benefícios que a língua portuguesa traz, levando em consideração a realidade social e sua contextualização que, pode ser de três níveis:
Contextualização sincrônica: Que é a analise do objeto e a sociedade em relação aquela época;
Contextualização diacrônica: São mudanças ocorridas com o passar dos tempos, esse estudo considera o objeto cultural no eixo do tempo;
Contextualização interativa: É a relação que o leitor guarda com o texto, o que texto significa para o leitor, que interesse o texto desperta no universo do leitor.
Alcançados estes níveis, a língua portuguesa permite que outras disciplinas sejam atingidas. Nesta perspectiva pretende-se formar alunos capazes de compreender a representação do mundo como também formar sua consciência individual e coletiva que permite transformar a informações em conhecimentos para si e atribuir significado tanto do passado para o presente sem perder o interesse pelo passado, que dá significado ao presente que por fim nos leva ao futuro.
O ensino deve ser muito além da reprodução mecânica que seja um conhecimento protagonista do processo de produção e recepção e entendimento dos princípios das tecnologias da comunicação e da informação associados aos conhecimentos científicos e outras línguas.[u]

Elzilene Araújo Fialho

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos