Conteúdo de Arte para o ensino Médio
Professor Luciano Almeida Ferreira :: Proposta Curricular :: Relacione os conteúdos e os procedimentos metodológicos da área que lhe coube
Página 1 de 1
Conteúdo de Arte para o ensino Médio
CONTEÚDO:
O ensino da Arte no Brasil
Histórico da arte no Brasil;
Tendências atuais das metodologias do ensino das artes;
O ensino da arte e a cultura histórica;
Conteúdos de arte como: visual, musical e cênica, que contempla a Proposta Curricular da Arte.
O ensino da Arte no Brasil constitui componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos (artigo 26 § 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/20/12/196 – LDB).
METODOLOGIA
Os professores que trabalham com arte na educação, devem ter como ponto de partida os conteúdos da educação básica, voltados para o ensino médio que contemple a Proposta Curricular do Estado sede do estabelecimento de ensino onde trabalha.
Levando em conta que os conteúdos devem ser selecionados a partir da realidade local, do aluno, da escola e do interesse da criança e/ou adolescente. É importante elaborar exercícios e atividades como busca de solução para problemas de arte, visando a realidade escolar, com estímulos a produção artística de acordo com os saberes artísticos que incluam a região, a escola, a sala de aula e outras regiões do mundo: por exemplo, seminários, pesquisa em sala de aula e na biblioteca.
O ensino da Arte no Brasil
Histórico da arte no Brasil;
Tendências atuais das metodologias do ensino das artes;
O ensino da arte e a cultura histórica;
Conteúdos de arte como: visual, musical e cênica, que contempla a Proposta Curricular da Arte.
O ensino da Arte no Brasil constitui componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos (artigo 26 § 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/20/12/196 – LDB).
METODOLOGIA
Os professores que trabalham com arte na educação, devem ter como ponto de partida os conteúdos da educação básica, voltados para o ensino médio que contemple a Proposta Curricular do Estado sede do estabelecimento de ensino onde trabalha.
Levando em conta que os conteúdos devem ser selecionados a partir da realidade local, do aluno, da escola e do interesse da criança e/ou adolescente. É importante elaborar exercícios e atividades como busca de solução para problemas de arte, visando a realidade escolar, com estímulos a produção artística de acordo com os saberes artísticos que incluam a região, a escola, a sala de aula e outras regiões do mundo: por exemplo, seminários, pesquisa em sala de aula e na biblioteca.
Deyvid- Mensagens : 3
Data de inscrição : 23/10/2008
Professor Luciano Almeida Ferreira :: Proposta Curricular :: Relacione os conteúdos e os procedimentos metodológicos da área que lhe coube
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|