Conteúdo e metodologia de Arte para o ensino Médio
Professor Luciano Almeida Ferreira :: Proposta Curricular :: Relacione os conteúdos e os procedimentos metodológicos da área que lhe coube
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Conteúdo e metodologia de Arte para o ensino Médio
CONTEÚDO:
O ensino da Arte no Brasil
Seu conteudo pode ser elaborado por varias vertencas como o Histórico da arte no Brasil e posteriormente fora do país; Pois para se entender a arte é necessario conhecer o processo historico dela, como o barroco, Rocóco, arte medieval e tantas outras fases que marcam épocas.
Tendências atuais das metodologias do ensino das artes, como a construção da realidade do educando, através da interdisciplinaridade que ela oferece, pois abrange, historia, português, matemática, musica e tantos outras disciplinas que pode ser desenvolvidadas pela arte, ajudando a contribuir para a construção e a compreensão crítica da sociedade e da cultura.
O ensino da arte e a cultura histórica; a arte entendida hoje como representação da sociedade e da cultura.
Conteúdos de arte como: visual, musical e cênica, que contempla a Proposta Curricular da Arte.
O ensino da Arte no Brasil constitui componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos (artigo 26 § 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/20/12/196 – LDB).
METODOLOGIA
Os professores que trabalham com arte na educação, devem ter como ponto de partida os conteúdos da educação básica, voltados para o ensino médio que contemple a Proposta Curricular do Estado sede do estabelecimento de ensino onde trabalha.
Levando em conta que os conteúdos devem ser selecionados a partir da realidade local, do aluno, da escola e do interesse da criança e/ou adolescente. É importante elaborar exercícios e atividades como busca de solução para problemas de arte, visando a realidade escolar, com estímulos a produção artística de acordo com os saberes artísticos que incluam a região, a escola, a sala de aula e outras regiões do mundo: por exemplo, seminários, pesquisa em sala de aula e na biblioteca.
Além desses fatores é necessario se expandir com aulas extra-classe, dando ao educando uma visão mais realista e abrangente do que é a arte, como predios, construções antigas, quadros.
Outros metodos de ser buscar um melhor desenvolvimento do educando é buscando todos os tipos possiveis de arte, como poemas, quadros, literatura de cordel, caricaturas, enfim tudo que possa ser utilizado como matérial e enriquecedor ao desenvolvimento da construção e a compreençao critica da sociedade e da cultura, que é resumida pela realidade vivida do educando.
O ensino da Arte no Brasil
Seu conteudo pode ser elaborado por varias vertencas como o Histórico da arte no Brasil e posteriormente fora do país; Pois para se entender a arte é necessario conhecer o processo historico dela, como o barroco, Rocóco, arte medieval e tantas outras fases que marcam épocas.
Tendências atuais das metodologias do ensino das artes, como a construção da realidade do educando, através da interdisciplinaridade que ela oferece, pois abrange, historia, português, matemática, musica e tantos outras disciplinas que pode ser desenvolvidadas pela arte, ajudando a contribuir para a construção e a compreensão crítica da sociedade e da cultura.
O ensino da arte e a cultura histórica; a arte entendida hoje como representação da sociedade e da cultura.
Conteúdos de arte como: visual, musical e cênica, que contempla a Proposta Curricular da Arte.
O ensino da Arte no Brasil constitui componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos (artigo 26 § 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/20/12/196 – LDB).
METODOLOGIA
Os professores que trabalham com arte na educação, devem ter como ponto de partida os conteúdos da educação básica, voltados para o ensino médio que contemple a Proposta Curricular do Estado sede do estabelecimento de ensino onde trabalha.
Levando em conta que os conteúdos devem ser selecionados a partir da realidade local, do aluno, da escola e do interesse da criança e/ou adolescente. É importante elaborar exercícios e atividades como busca de solução para problemas de arte, visando a realidade escolar, com estímulos a produção artística de acordo com os saberes artísticos que incluam a região, a escola, a sala de aula e outras regiões do mundo: por exemplo, seminários, pesquisa em sala de aula e na biblioteca.
Além desses fatores é necessario se expandir com aulas extra-classe, dando ao educando uma visão mais realista e abrangente do que é a arte, como predios, construções antigas, quadros.
Outros metodos de ser buscar um melhor desenvolvimento do educando é buscando todos os tipos possiveis de arte, como poemas, quadros, literatura de cordel, caricaturas, enfim tudo que possa ser utilizado como matérial e enriquecedor ao desenvolvimento da construção e a compreençao critica da sociedade e da cultura, que é resumida pela realidade vivida do educando.
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Data de inscrição : 23/10/2008
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