Professor Luciano Almeida Ferreira
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PROPOSTA CURRICULAR DE MATEMATICA

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Mensagem  julina Qui Out 23, 2008 2:52 am

É cada vez maior o conhecimento sobre como as crianças aprendem conceitos matemáticos. Pesquisas sobre a didática da disciplina ao poucos chegam aos cursos de formação e começam a difundir uma nova maneira de ensinar. O que antes era considerado erro do aluno ou falta de conhecimento do conteúdo, agora se revela como a expressão de diferentes formas de raciocinar sobre um problema, que vem ser compreendido e levadas em consideração pelo professor no planejamento das intervenções.
As discussões entre as relações da matemática com a realidade, ou da matemática com as demais ciências, ou ainda do pensamento matemático com outros tipos de pensamento é oriundo de longa data. Destas reflexões ocuparam-se não apenas cientistas, mas também filósofos e mais recentemente psicólogos como Piaget.
Em seu papel formativo, a Matemática contribui para o desenvolvimento de processos de pensamento e aquisição de atitudes, cuja utilidade e alcance transcendem o âmbito da própria Matemática, podendo formar no aluno a capacidade de resolver problemas genuínos, gerando hábitos de investigação, proporcionando confiança e desprendimento para analisar e enfrentar situações novas, propiciando a formação de uma visão ampla e científica da realidade, a percepção da beleza e da harmonia, o desenvolvimento da criatividade e de outras capacidades pessoais. Tendo em vista que o interesse pela aquisição de conhecimentos matemáticos emerge de motivações oriundas do mundo real, verifica-se a importância de fazer uso de instrumentos matemáticos que estejam inter-relacionados com situações ligadas à vida dos estudantes.
Por que uma área específica de matemática?
Em primeiro lugar destaca-se o fato de que uma parte da especificidade da Matemática resulta esmaecida quando ela é agregada seja ao grupo das linguagens em sentido amplo, ou seja, ao grupo das ciências.A Matemática compõe com a língua materna um par fundamental, mas de caráter complementar.
A multiplicidade de sentidos em um mesmo elemento simbólico ou combinação de elementos é própria da língua natural e é intencionalmente controlada na expressão matemática.
Em segundo lugar, a incorporação da Matemática á área de ciências pode distorcer o fato de que a Matemática. Mesmo oferecendo uma linguagem especialmente importante e adequada para a expressão científica, constitui um conhecimento específico da educação básica.
A inclusão da Matemática na área de Ciências teve o efeito salutar, no caso dos PCN, de minimizar o risco de que o conteúdo matemático fosse concebido como um fim em si mesmo, enfatizando sua condição instrumental.
Todos os conteúdos disciplinares, nas diversas áreas, são meios para a formação dos alunos como cidadãos e como pessoas.As disciplinas são imprescindíveis e fundamentais, mas o foco permanente da ação educacional deve situar-se no desenvolvimento das competências pessoais dos alunos.
Em terceiro lugar, o tratamento da Matemática como área específica pode facilitar a incorporação crítica dos inúmeros recursos tecnológicos de que dispomos para a representação de dados e o tratamento das informações, na busca da transformação de informação em conhecimento.
Certamente pareceria mais justo incluir a Língua, a Matemática e a informática.E, ainda que os computadores sejam hoje instrumentos absolumento imprescindíveis para jornalistas e escritores em geral, é no terreno da Matemática que se abrem as mais naturais e promissoras possibilidades de assimilação dos inúmeros recursos que as tecnologias informáticas podem oferecer no terreno da Educação.
A apresentação da matemática como uma área específica não pretende amplificar suas supostas peculiaridades nem caracterizá-la como um tema excessivamente especializado ou relevante.Visa apenas a uma exploração mais adequada de suas possibilidades de servir ás outras áreas, na tarefa de transformar a informação em conhecimento em sentido amplo, em todas as suas formas de manifestação.

julina

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