Professor Luciano Almeida Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Proposta curricular de Qumica ,Greice, Maria Vilma,Vera,Luciana ,Rosequel

Ir para baixo

Proposta curricular de Qumica ,Greice, Maria Vilma,Vera,Luciana ,Rosequel Empty Proposta curricular de Qumica ,Greice, Maria Vilma,Vera,Luciana ,Rosequel

Mensagem  greice Qua Out 29, 2008 2:40 pm

'Proposta Curricular do estado do Tocantins para a Disciplina de Química no Ensino Médio

“A Química pode ser instrumento de formação humana, que amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania, se o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade, se for apresentado como ciência, com seus conhecimentos, métodos e linguagem próprios, e como construção histórica. Relacionada ao desenvolvimento tecnológico e aos muitos aspectos da vida em sociedade.” (PCN+ p.87).
A finalidade de ser ensinar à química no ensino médio é promover conhecimento cientifico e tecnológico para ser aprendido e dominado pelos alunos, pois a química deve ser vista como um recurso próprio para a solução de problemas em contextos reais.
A química está presente sob muitas formas na cultura e na vida em sociedade, tem uma estreita relação com as tecnologias, meio ambiente, com a economia. Por isso os conceitos de Química deverão ser trabalhados de forma contextualizada que possam contribuir para o desenvolvimento do senso critico para o desenvolvimento do senso critico do aluno.
A forma dos conteúdos a serem ensinados em Química não se dará apenas com a exposição de conceitos, mas iremos relacionar os conceitos com situações praticas para que possa ocorrer um maior envolvimento dos alunos nesse processo o que irá contribuir para uma melhor compreensão da ciência e a tecnologia como partes integrantes da cultura humana atual.
As atividades desenvolvidas deverão permitir que os alunos participem ativamente das aulas, por meio de atividades que os desafiem a pensar e analisar situações usando conhecimentos químicos provocando a construção e reconstrução de idéias .
Nessa proposta procuramos além de oferecer conteúdos conceituais básicos da química construir pontes que permitam a contextualização desses conteúdos e a ligação interdisciplinar com outras áreas do conhecimento e com alguns aplicativos tecnológicos através da experimentação, observação, análise.
Queremos deixar claro que a experimentação na escola média tem função educativa distinguindo da experiência cientifica, e qualquer atividade deve existir o período pré e pós atividade objetivando a construção de conceitos dessa maneira a teoria não se separa da experimentação.

greice

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos