Proposta curricular de Quimica ,Greice ,Rosequel,Maria Vilma ,Vera,Luciana
Página 1 de 1
Proposta curricular de Quimica ,Greice ,Rosequel,Maria Vilma ,Vera,Luciana
'Proposta Curricular do estado do Tocantins para a Disciplina de Química no Ensino Médio
“A Química pode ser instrumento de formação humana, que amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania, se o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade, se for apresentado como ciência, com seus conhecimentos, métodos e linguagem próprios, e como construção histórica. Relacionada ao desenvolvimento tecnológico e aos muitos aspectos da vida em sociedade.” (PCN+ p.87).
A finalidade de ser ensinar à química no ensino médio é promover conhecimento cientifico e tecnológico para ser aprendido e dominado pelos alunos, pois a química deve ser vista como um recurso próprio para a solução de problemas em contextos reais.
A química está presente sob muitas formas na cultura e na vida em sociedade, tem uma estreita relação com as tecnologias, meio ambiente, com a economia. Por isso os conceitos de Química deverão ser trabalhados de forma contextualizada que possam contribuir para o desenvolvimento do senso critico para o desenvolvimento do senso critico do aluno.
A forma dos conteúdos a serem ensinados em Química não se dará apenas com a exposição de conceitos, mas iremos relacionar os conceitos com situações praticas para que possa ocorrer um maior envolvimento dos alunos nesse processo o que irá contribuir para uma melhor compreensão da ciência e a tecnologia como partes integrantes da cultura humana atual.
As atividades desenvolvidas deverão permitir que os alunos participem ativamente das aulas, por meio de atividades que os desafiem a pensar e analisar situações usando conhecimentos químicos provocando a construção e reconstrução de idéias .
Nessa proposta procuramos além de oferecer conteúdos conceituais básicos da química construir pontes que permitam a contextualização desses conteúdos e a ligação interdisciplinar com outras áreas do conhecimento e com alguns aplicativos tecnológicos através da experimentação, observação, análise.
Queremos deixar claro que a experimentação na escola média tem função educativa distinguindo da experiência cientifica, e qualquer atividade deve existir o período pré e pós atividade objetivando a construção de conceitos dessa maneira a teoria não se separa da experimentação
“A Química pode ser instrumento de formação humana, que amplia os horizontes culturais e a autonomia no exercício da cidadania, se o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade, se for apresentado como ciência, com seus conhecimentos, métodos e linguagem próprios, e como construção histórica. Relacionada ao desenvolvimento tecnológico e aos muitos aspectos da vida em sociedade.” (PCN+ p.87).
A finalidade de ser ensinar à química no ensino médio é promover conhecimento cientifico e tecnológico para ser aprendido e dominado pelos alunos, pois a química deve ser vista como um recurso próprio para a solução de problemas em contextos reais.
A química está presente sob muitas formas na cultura e na vida em sociedade, tem uma estreita relação com as tecnologias, meio ambiente, com a economia. Por isso os conceitos de Química deverão ser trabalhados de forma contextualizada que possam contribuir para o desenvolvimento do senso critico para o desenvolvimento do senso critico do aluno.
A forma dos conteúdos a serem ensinados em Química não se dará apenas com a exposição de conceitos, mas iremos relacionar os conceitos com situações praticas para que possa ocorrer um maior envolvimento dos alunos nesse processo o que irá contribuir para uma melhor compreensão da ciência e a tecnologia como partes integrantes da cultura humana atual.
As atividades desenvolvidas deverão permitir que os alunos participem ativamente das aulas, por meio de atividades que os desafiem a pensar e analisar situações usando conhecimentos químicos provocando a construção e reconstrução de idéias .
Nessa proposta procuramos além de oferecer conteúdos conceituais básicos da química construir pontes que permitam a contextualização desses conteúdos e a ligação interdisciplinar com outras áreas do conhecimento e com alguns aplicativos tecnológicos através da experimentação, observação, análise.
Queremos deixar claro que a experimentação na escola média tem função educativa distinguindo da experiência cientifica, e qualquer atividade deve existir o período pré e pós atividade objetivando a construção de conceitos dessa maneira a teoria não se separa da experimentação
greice- Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/10/2008
Tópicos semelhantes
» Proposta curricular de Qumica ,Greice, Maria Vilma,Vera,Luciana ,Rosequel
» Proposta Curricular de Artes
» PROPOSTA CURRICULAR DE MATEMATICA
» PROPOSTA CURRICULAR_LINGUA PORTUGUESA
» Proposta Curricular de Artes
» PROPOSTA CURRICULAR DE MATEMATICA
» PROPOSTA CURRICULAR_LINGUA PORTUGUESA
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|